Minha gente, o título desse post não é um exagero. A coisa é muito séria. Você está diante da melhor receita de pão de ló do universo. Macio, fofinho, cheiroso, alto, bonito e muito, muito gostoso mesmo. A certeira comparação, feita por mocinhas de outras gerações, da iguaria culinária com um belo rapaz (fulano é um pão!), sem dúvidas, surgiu depois da degustação de uma fatia desse bolinho.
Meu encontro com essa dádiva gastronômica foi casual. Buscava a melhor receita de pão de ló do mundo para resgatar o romantismo do bolo de aniversário simples e perfeito: massa branquinha e leve, recheada com doce de leite e ameixas (ou pêssego em calda, damasco) e coberta com glacê branco ou - eba! - mais doce de leite e coco ralado. Esse bolo me lembra casamento em cidade do interior, minha avó Rosa e os dias de festa na casa dela, aniversário domingo de tardezinha e outras coisas lindas. É meu bolo preferido e numa época de tantos chocolates (o tal "melhor bolo de chocolate do mundo" definitivamente não me convenceu...), fica cada vez mais raro encontrar um por aí. Como não tenho a receita da minha avó, fui atrás de outras fontes, leia-se "dá-lhe Google em pão de ló".
Achei essa receita portuguesa num site e entre os comentários, o definitivo: "Sou confeiteira, e esta é uma das melhores receitas de pão de ló que já vi, prática, diferente no modo de preparo, fofissíma, leve, muito boa e gostosa..." . Fui imediatamente convencida!
Num primeiro momento, a receita pode parecer com qualquer outra, mas tem dois segredinhos: leva água ao invés de leite e deve ser batida (na batedeira. ufa!) de 20 a 30 minutos. Isso mesmo, você não leu errado, se quiser conhecer o melhor pão de ló do mundo vai ter que exercitar um pouco esse bracinho. Fiz no meu aniversário e, ao contrário do que vejo nas festinhas, não sobrou sequer um pedacinho para ser devorado no café da manhã no dia seguinte.
Vamos a ela, minhas amiga(s) (opa, essa foi a Palmirinha, não fui eu.):
Ingredientes:
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente
Preparo:
Na tigela menor da batedeira bata as claras em neve. Reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada com manteiga ou margarina (sem sal, minhas amigA!) e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois reduza para médio. Desenforme morno.
Giovanna, minha assistente fofíssima,
dá uma força na meia hora de batedeira.
Toda Ofélia tem sua Aparecida.
Traduzindo para as almas mais jovens: toda grande chef e sua cozinha maravilhosa tem uma ajudante à altura.
pão de ló saindo do forno. fiquei louca de orgulho!
olha a altura e a beleza dessa massa!
olha a Palimirinha baixando aqui de novo!
olha a altura e a beleza dessa massa!
olha a Palimirinha baixando aqui de novo!
recheio de doce de leite em ponto de corte (sim, da Nestlé, minhas amigA)
e ameixa seca picada
chega o segundo pão de ló
e mais doce de leite para a cobertura...
e enfim coco ralado para dar cara de festa e pouco trabalho para a aniversariante!
Comentários
Bjos
Fefe
Tava procurando uma receita boa e fácil pq tem tanta receita de pao de ló. Vou experimentar fazer e espero q de certo hehee.
Com o doce de leote n ficou mto doce, enjoativo?
bjuu
Parabéns duplo (pela data e belo bolo lindo!), muitas alegrias e saúde no ano que começa!
Bjs
Além do bolo ter ficado lindo (parabéns!!!) deve ter ficado delicioso!!!
Já comemorei aniversário com bolo feito por mim mesma e a experiência é ótima!
Vc me inspirou a repetir a dose e talvez eu copie sua receita! rssrs
Obrigada!
Beijos!
bjokas
eu conheço esta receita - é a que eu sempre faço em casa, mas a minha foi tirada do site Panelinha, da Rita Lobo, já há uns três ano e em todos os aniversários (menos o da filha, que é louca por chocolate), eu faço e sempre fica bom e no último eu recheei com doce de leite e ameixa, mas cobri com brigadeiro mole. Sabe que eua dorei o doce de leite com coco? Vou experimentar assim.
Beijos
Beijinhos!
Meu pai faz aniversário segunda-feira e queria fazer um bolo,acho que vou tentar esse.
bjs
E vê se não some...
Nani
bjuxx
Amei essa receita, vou fazer com certeza...
Adorei o : "toda Ofélia tem sua Aparecida..." kkkkkkkkkkkk
Bjinhos
Drica
Desculpe a pergunta meio lerda rssss mas 1 receita deu 2 pãos de ló o você fez 2 receitas para fazer 2 pãos de ló?
Adoro seu blog e sempre venho aqui
Você tava sumida, menina! Gostei de receber sua visita.
;)
Bjks.
comprei um abajur daqueles coloridinhos que vc indicou (no chiquérrimo Potato Square) e tá fazendo sucesso.
bjo e continua postando!
Obrigada pela dica!!
Bjs, Fer
E me lembro da Ofelia e da Aparecida, nas manhas da Band....
Beijos.
Amei e vou fazer rssss
Ontem quando li seu post fiquei com água na boca e resolvi testar a receita. O meu pão de ló ficou ótimo, fofíssimo, leve, uma delícia, a diferença do seu é que eu fiz só um e não recheiei,mas coloquei a cobertura de coco também, depois passa lá no blog pra ver como as fotos ficaram bonitinhas.Vou postar daqui a pouco, ainda não está lá. bjo, obrigada pela receita.
Como moro na India ha quase 4 anos,ando sempre a procura de sabores do Brasil.Esse seu bolo veio bem a calhar.No sabado vou receber alguns amigos indianos,venezuelanos e colombianos,tudo a ver,rsrsrsr.Vou servir esse bolo.Acho que vai fazer o maior sucesso.Te conto depois.Beijo grande.Ze.
Gostei do blogue:)
bj
Vou tentar de novo, mas o bolo solou e só deu para comer metade dele...
Abraços
Ontem, por uma pesquisa qualquer no google (santo google), vim parar aqui no seu blog e só consegui parar de ler depois que lí ele todinho. Nessa postagem em especial eu parei: lembrei muito do meu avozinho que era doido por um pão de ló, e da última vez que estive em Viana do Castelo e ganhei um pão-de-ló enorme para trazer para minha avó no Brasil (nessa época meu vô já tinha morrido). Com certeza vou testar essa sua receita, mas me diz uma coisa: quando vc coloca a gema com água fervente ela não cozinha não? porque quando a gente faz ovos moles tem que ter o maior cuidado ao colocar a gema na calda de água com açucar para ela não cozinhar imediatamente e estragar a receita... como vc fez?
Vou te linkar lá no Trapos, tá?
Abraço e nos vemos com certeza
Maria João
Gostaria de saber se pode substituir o chocolate meio amargo por chocolate escuro em pó?A mudança modifica o sabor?Eu posso molhar o bolo com alguma calda?
Adorei o seu estado de espiríto, parece ser uma pessoas bem alegre.
Abraços,
Denise-Ubaitaba-Ba- e-mail: dr-melo@hotmail.com
Estava pensando agora mesmo nessa receita!
Fiz na semana passada na casa da minha mãe e meu pai vinha de um em um minuto falar que não precisava bater tanto a massa, que a receita estava errada, que eu ia estragar a batedeira uahuahuahuhuahu, e por fim quando deu 15 minutos não aguentei mais a pressão e fui obrigada a desligar.
Memso assim a receita ficou muito boa! Todos amaram! Fiz apenas uma calda deleite condensado, leite de côco e côco ralado e joguei por cima.
Fiquei com água na boca de novo....:)
Quero dizer que amei seu blog! E já está nos meus favoritos!
https://lh3.googleusercontent.com/-FJSK7YRjlbE/T108yz5aYhI/AAAAAAAAAFo/ee6DC4IcTcQ/s640/DSC_0000090.jpg
gostaria de saber se posso fazer de chocolate...abraços
Obrigada por compartilhat com tantas pessoas essa delicia.
Fiz igual diz aqui.. e ele estava liiiiiiindo no forno .. eu estava super contente, asm depios que tirei ele do norno, ele simplsmente sumiu.. ficou menos da metade que estava.. o que eu fiz de errado? Tem algum segredinho na hora de tirar do forno??
Hummmm ai recheei c/ suspiros, morangos e nata batida! molhei a massa levemente c/ GUARANA! Nossa meus convidados comiam, diziam q nunca comeram um tao bom e pedia pra levar e agora vivem me pedindo pra fazer di novo!!!!
Obrigada querida!
Obrigado...
Parabéns, parece ser uma clássica massa fofa, depois conto o resultado
abraços
Agradecida e Deus te abençoe.
Peguei essa receita aqui tem mais de 1 ano, em casa todos adoram é o bolo de todos os aniversários rsrsrs
Beijim
So mexeu a massa durante 20 minutos , o bolo cresceu imenso no forno mas 40 minutos depois continuava mal cozido.
Ficou bom mas um pouco encruado
Talita.
o meu ficou bom, dividi a massa em dois tabuleiros para assar e ficou muito bom... mas a massa ficou um pouco grudenta para partir, nunca fiz pão de ló, é assim mesmo ou deveria ter assado mais???
Digo, qual o tempo para ele assar?
30 a 40 min como um bolo normal?
Na próxima vez, vou fazer a massa e rechear com doce de leite.