Antiguidades de plástico ou Bom dia, Glasslite










A Rua Paula Sousa (todinha de lojas com artigos para restaurantes e cozinhas industriais), no Centro de São Paulo, é passeio fundamental do roteiro da moça prendada que otimiza o orçamento do lar. Meu objetivo era fazer umas comprinhas na também fabulosa Zona Cerealista, na Rua Santa Rita (todinha com empórios de comida boa e mais barata), mas o destino quis que eu desse uma voltinha na Paula Sousa antes, caminho do metrô Luz até os empórios, que ficam depois da avenida do Estado.

Numa loja despretensiosa de coisinhas para cozinha, me deparei com uma prateleira repleta de antiguidades das marcas Atma, Silva e Glasslite. Saleiros e potinhos plásticos ainda reluzentes ostentavam as fontes mais lindas existentes para grafar "SAL" e decalques românticos de rosas e outras florzinhas. Apaixonei! Pensei em levar dez saleiros e mais dez potinhos. Dominar o mundo dos lares dos meus amigos com essas belezinhas no Natal, mas o dono do estabelecimento parecia ter consciência de que aquelas peças eram especiais, raras e desejadas e o precinho não era tão camarada.

Ainda assim investi no achado e arrematei três saleiros - um vermelho (Atma), um amarelo (Atma) e um azul (Silva, marca brasileira e registrada. Demais!) - e três potinhos da Glasslite. É legal voltar a ter uma cozinha com produtos Glasslite como aos cinco anos. Meu avô sempre me dava conjuntinhos de mesinhas, sala de estar, sala de jantar, tudo de plástico da Glasslite e eu amava tanto... Os saleiros têm função apenas decorativa (não tive coragem de jogar sal dentro de plastiquinhos tão velhinhos, não achei saudável) e os potinhos guardam sachês de chá e saquinhos de adoçante (não uso de jeito nenhum, mas sempre tem uma visita que pede) e deixam a cozinha mais divertida, com jeito de casinha de brinquedo.










Comentários

Tati disse…
Adorei.
Eu tenho o privilégio de conferir em primeira mão todos os seus achados.
Tudo de muito bom gosto.
Em breve vou adquirir as flores-luzinhas. Dá um tom espanhol ao lugar.
=)
Talma disse…
adorei seu blog. bj!