Retrô novinho

Esses refratários de vidro leitoso com bordas douradas e barrinhas decorativas ou desenhos graciosos em tons de laranja, branco, azul turquesa e marrom estão na categoria cozinha do coração. Com certeza habitavam a cozinha da sua avó, se você tem entre 20 e 30 e poucos anos, ou da sua mãe e neste momento, é possível, que habitem algumas memórias gastronômicas bem especiais.

Encontrei essas maravilhas duráveis (nunca vi uma dessas quebrar) na Rua Paula Souza (claro!). Estavam lá empilhadas no chão, empoeiradas, mas novinhas, sem uso, ainda com as etiquetas "Forno&Mesa", com logo adornado por uma chama de fogo. Quase chorei. Coisa séria. Eu, que herdei poucas louças e outros objetos da minha avó paterna, tive um flashback de amor imediato: Na mesa da casa da Dona Rosa, estavam a tigela mais funda com arroz e as rasinhas com sonhos fofinhos recheados com creme. Aromas, vozes, a luz do sol entrando na janela cozinha, o tilintar dos talheres... "Moça, a senhora vai querer um desse também?", sim respondi ao vendedor, voltando à loja, com os olhos rasos d`água.

Sentei no chão e escolhi um de cada. Saí de lá com sete peças, cada uma por menos de R$ 10. Já usei todas e vale lembrar que os refratários vão ao forno convencional mas não ao microondas (eletrodoméstico inédito naquela época), em razão dos filetes dourados nas bordas. Bom, fotografei todas essas preciosidades para dividir com vocês, mas não vale chorar.

Comentários

Tati disse…
Esses são lindos demais

preciso ir na Paula Souza fazer umas comprinhas
Ana Matusita disse…
Caramba! Tava aqui, passeando pelo teu blog pela primeira vez e me identificando com tudo... mas essa das louças foi demais!
Lembrei delas ontem com uma amiga...
Pura nostalgia!
sarmona disse…
oi.....encontrei seu blog por acaso, e estava pensando em comentar em algum link só por que sou apaixonada por lojas de 1,99 quando derrepente vi essas tigelas e lembrei (com uma sorriso no rosto) que minha mãe tinha um jogo de jantar e travessas desses com os peixinhos laranja..........adorei
Bruna Miranda disse…
A-M-E-I,minha mãe tem algumas dessas e ,desculpe não deu pra conter a emoção.muito bom
AT disse…
nossa, meu sonho de vida é montar minhas louças todas uma de cada modelo, uma de cada cor. e minha avó tinha essas travessas com desenho laranja. que saudade!

já vi muito disso em feirinhas de antiguidades, mas estou decidida a começar. tanto que já até ganhei uma travessa de vidro de cerejas pintadas...
Mille disse…
Oi gostei meuito do seu blog, minha mãe tem uma dessas e tem quase 30 anos, a que tem o bordado laranja, ela tinha o conjunto mas foram quebrando com o tempo, o que é uma pena.
Adorei!!!!!!!!!
Taís disse…
Meu Deus - flash back total! Minha mãe ganhou de presente de casamento essa louça branquinha de florzinhas azuis.. ainda restam algumas peças (elas duram mesmo, minha mãe é casada há 30 anos)!
Adorei seu blog!

bjoss!!
Bebel disse…
Esse 2º, com detalhes laranja... Isso lembra minha infância. Tem um aqui em casa, da minha mãe. Pensei que era filho único! Nunca tinha visto um igual!
Bacana.
Anônimo disse…
meu deus!!!!
Fernanda disse…
chorei.
*
*
*
olhei pra tigela de desenhinhos laranja e vi o feijão delicioso dentro dele.
Quel Carvalho disse…
Bom, assim como as outras pessoas que comentaram.. que emoção! Quando vi a peça de detalhes laranjas, logo lembrei da casa da vovó e da tigela que ainda temos aqui na cozinha.. sorriso no rosto!
Realmente, cozinha do coração!
Parabéns pelo blog e obrigada por essa sensação gostosa que provocou.
Mariana disse…
Olha, impossível não encher os olhos d'água com essas imagens! Minha avó tem todas! De todas as padronagens! E eu, que estou montando apartamento, já anotei na minha listinha fazer uma limpa na cristaleira da vovó!
AnaLucia disse…
Amei essas travessas antigas; tenho algumas que consegui também num brechó, aqui no Rio. Abraço!
Taty disse…
ai que inveja!!! quero tb!!! menina fechei os olhos agora e me senti na casa da minha avó de novo.. Pena que qdo ela morreu eu era novinha, morava com meus pais ainda, não herdei nadinha... mas quem sabe um dia u tenha a mesma sorte que vc né? Beijos!!!
Vanessa Balzana disse…
Flor to te seguindo tá! Menina sou apaixonada por essas peças, pensei que era a única a admirar com olhos marejados de saudades! Que inveja boa, queria muito um desses de preferência aquele com arabescos laranja , é uma pena que aqui em Niterói é muito difícil encontrar peças antigas com preços acessíveis, vc acredita que me cobraram R$50,00 por uma xícara sem pires? Lógico que mesmo encantada por ela, não comprei né! Ganhei um conjunto de xícaras de chá ainda na caixa que por sinal é uma graça, a minha sogra ganhou de presente de casamento a 40 anos atrás, e nunca usou, acredito ser dessa mesma linha das sua tigelas tem arabescos marons. E sou apaixonada por elas, até evito usar por medo de quebrar! Um beijão
DriW disse…
Não adiantou avisar...não deu para conter as lágrimas...
Parabéns pelo blog e obrigada pela sensibilidade de compartilhar essa lembrança deliciosa, em todos os sentidos.
Lembrei de uma época maravilhosa das casas de avó, mãe , tias, todo mundo tinha um ou outro modelo desses.
shi disse…
tô indo pra casa da vovó amanhã :) já tenho uma manteigueira bem linda que ela me deu e vou resgatar outras coisinhas nessa mesma linha que vc postou :D tão bom, né?
menina, pirei no teu blog :D
Lembro demaissssssss!!!! Na casa da minha vó tinha essa louça, era igualzinha!!! Pena que aqui em Fortaleza não tenha uma loja assim, senão iria correndo!!!! Adorei teu espaço e já adicionei no meu blog!
Michele disse…
To sem palavras, minha mãe tem e me deu mts saudades dela agora, pois nao moramos perto uma da outra.. mas qd for na casa dela, vou pedir um desse pra mim, rsrs
Isabella disse…
Minha mamãe tb tinha essas travessas de vidro leitoso com estampas florais! snif! quase chorei tb! emoção demais! Minha infância foi muito boa! Saudades da mamãe, e tudo isso me faz lembrar dela!
Vou confessar,não aguento mais guardar para mim.
Amiga,quando vi este poste PIREEEEEEI...pirei,pirei mesmooo,essas peças trouxe na minha memória parte da minha infância,uma parte deliciosa,quando eu ia para casa da minha vozinha no interior de São Paulo,chegávamos lá,aquela comidinha DE-LI-CI-O-Saaaaa,o fogão a lenha sempre aquecendo ,a qualquer hora a comidinha quentinha,fresquinha,hummmmm...e quando a mesa era posta...BINGOOOO!eram essas louças!!!qdo vi seu poste até chorei de saudade!!juro !!!fui até a Paula Souza,andei,andei,andei....não achei NA-DA!
Mas não me contive!entrei na Net,virei e revirei ... ate que achei...comprei tudo...ou quase tudo(se não fosse o dinheiro)rsrsrs...vou fotografar e postar,logo que fizer isso te aviso ta´!????
ADOOOOOOOOOORO SEU BLOG!!!ESSES SALEIROS SÃO MAAAAARA! rsrsrs...
ufa!!foi tão bom contar para Você,que foi por causa do seu post que revivi uma parte da minha infância que nem mesmo eu sabia que estava aqui dentro do meu core!!!
bjus amiga!! e até mais!!
valeria motta disse…
Eu amo essa peças, tenho algumas que resgatei da família e outras que comprei, mas ainda nao tenho o suficiente, elas sao as lembranças da minha infância . Se vc puder me dar o nome da loja vou ficar eternamente grata. Meu e-mail e : valeriamsdias@oi.com.br. Bjs. Adorei o seu blog.